terça-feira, 12 de julho de 2011

Férias: é hora de descansar a voz!

Algumas dicas para utilizamos melhor nosso instrumento de trabalho.

1. Não fale em excesso, o uso da voz continuadamente sem preparo é prejudicial para a laringe, pois submete o aparelho vocal a um esforço prolongado. .

2. Não pigarrear, pois este ato causa um atrito entre as pregas vocais causando uma descamação na mucosa, podendo contribuir para o aparecimento de lesões e irritações.

3. Não gritar, falar em voz muito forte ou gritar sem técnica, causa uma sobrecarga nos músculos da laringe aumentando o risco do aparecimento de lesões na superfície das pregas vocais, ou até hemorragias. Os gritos devem ficar restritos a situações absolutamente necessárias.

4. Não falar sussurrando ou cochichando, pois embora aparentemente, cochichar ou sussurrar possa parecer inofensivo, na verdade este ato requer extrema força das estruturas da laringe e pode ser mais lesivo do que o falar com sonoridade habitual.

6. Não use roupas apertadas, principalmente no pescoço, na cintura e no abdômen, pois elas prejudicam a respiração e a emissão vocal.

7. Evite ambientes secos, a redução da umidade no ar, causa ressecamento no trato vocal, induzindo a produção vocal com esforço e tensão. É como se um sistema extremamente potente tivesse que trabalhar sem lubrificação. Se estiver exposto a ambientes secos (por exemplo com ar condicionado, ou em cidades onde a umidade relativa do ar é pequena) hidrate-se bastante, tomando vários copos de água por dia.

9. Durma o suficiente, o ato de falar é um ato de extremo gasto energético. A energia da laringe é recuperada através de descanso, mais especificamente através do sono. A voz nunca está boa após uma noite mal dormida. Programe-se para dormir o suficiente.

10. Estresse em excesso, prejudica a emissão, o que se observa através de cansaço vocal, falta de resistência vocal, rouquidão e ar na voz, podem ocorrer perdas de notas nas tessituras.

11. Beba bastante água, aos goles, cerca de 2 litros por dia, assim você estará hidratando todo o corpo e também o trato vocal.

12. Mantenha uma dieta balanceada, todas as funções especiais do corpo requerem grande aporte energético, evite excesso de gorduras e alimentos muito condimentados, o que atrasa o processo digestivo e limita a excursão respiratória.

13. Não utilize vinagre, gengibre, limão e sal, pois estas substâncias podem ressecar as mucosas e não devem ser utilizadas para efeitos vocais.

14. Não chupe balas ou chicletes de menta ou que causam sensações refrescantes, antes de suas apresentações para melhorar a emissão. O ato de mascar ou chupar pode relaxar e soltar a musculatura da laringe da boca e da faringe, o que contribui para uma melhor emissão da voz. O perigo está nos componentes que podem anestesiar e reduzir as sensações próprias da laringe prejudicando o canto e a fala, e até muitas vezes, o falante forçar bastante estas estruturas pela falta de percepção do esforço. O que pode causar lesões.

15. Evite bebidas gasosas antes de suas aulas (como refrigerantes e água com gás) elas produzem gazes podem comprometer sua emissão, e o refluxo gastresofágico causa irritação na mucosa das pregas vocais.

16. Aprenda com um Fonoaudiólogo a aquecer e desaquecer a voz antes e depois das aulas.

17. Cuide de sua saúde geral, manter-se em boas condições de saúde geral, auxilia a produção vocal, quer seja para o canto quer seja para fala. São raros os indivíduos doentes que mantêm boa emissão vocal.

18. Procure um Fonoaudiólogo para orientá-lo, como utilizar melhor a voz, ele lhe dará dicas importantes que vão auxiliá-lo por toda a vida.

Créditos: adaptado de http://corallouvorjovem.wordpress.com/2006/02/06/como-cuidar-da-voz/

Nenhum comentário: