domingo, 30 de maio de 2010

Notícias do Boletim da EJA

Mensagem Dia do Trabalhador


Tem dias que a gente acorda, cheio de energia, e 24 horas parecem insuficientes para executarmos todas as nossas metas;
Em outros momentos, reduzimos o ritmo e o desânimo toma conta;
Mas, há aqueles dias em que sentimos que tudo vale à pena, e que não estamos aqui por acaso;
Temos uma missão, pessoal e profissional, que nos motiva a enfrentar os desafios e pensar: ESTOU FAZENDO O MELHOR!
1º de maio, é o Dia do Trabalhador, e vocês, com certeza, são muito importantes para a missão que temos e na qual acreditamos.


Parabéns!




DICA DE LEITURA


HISTÓRIA NA SALA DE AULA conceitos, prática e propostas.
Autores: Leandro Karnal (Org.)
Coleção: Repensando o Ensino


É, antes de tudo, uma declaração de amor ao ofício de ensinar História. Catorze profissionais reconhecidos da área unem suas experiências e concepções em um livro que lança novas luzes sobre o trabalho do professor, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. E, ao contrário de outras obras do gênero, o livro não fica apenas na discussão de teorias: a partir delas, questiona certas práticas de sala de aula e propõe outras, mais eficazes para despertar o interesse dos alunos pela matéria e mais compatíveis com a responsabilidade social do historiador. O livro é, também, um libelo em defesa das aulas de História, que, em tempos de informação instantânea e alta competitividade profissional, corre o risco de perder espaço para disciplinas tidas como mais práticas e úteis na preparação do estudante para o mercado de trabalho. Não podemos abrir mão de apresentar nossos jovens ao patrimônio cultural da humanidade. E qual é o papel do professor senão estabelecer uma articulação entre o patrimônio cultural da humanidade e o universo cultural do aluno?



PROEJA FIC

Em busca de novos caminhos!
É um programa que prevê a formação profissional junto com a formação básica em ensino fundamental para jovens e adultos. A partir de parcerias entre os IFRJ com a Prefeitura, a ideia e trabalhar um programa de 1400 horas que contemple a formação de jovens e adultos no ensino fundamental com cursos de qualificação profissional. O aluno que concluir o PROEJA/FIC terá dois certificados: um da prefeitura, de formação no ensino fundamental e outro do IFRJ, de formação técnica inicial.

O programa inclui:
1)Formação continuada dos profissionais - educadores e outros;
2)Implantação dos cursos;
3)Produção de material pedagógico;
4) Monitoramento, estudos e pesquisas.



DICA PARA PROFESSORES
COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL
Em junho de 2010 começa a Copa do Mundo na África do Sul. Aproveite o maior evento de futebol do planeta para tratar não apenas do esporte, uma das grandes paixões brasileiras, mas também das nossas raízes culturais africanas e do respeito à diversidade.



SUGESTÃO PARA AULAS DE MATEMÁTICA:
DE OLHO NO CAMPO E NA TABELA


1. Comece a aula propondo aos alunos um exercício de cálculo de áreas no campo apresentando a reprodução do campo de futebol ilustrado.
a. Peça que a classe identifique as figuras geométricas pintadas no gramado - retângulos, circunferências, semicircunferências e quadrantes.

b. Com o giz desenhe no chão um quadrado de 1 metro de lado. Pergunte quantos iguais a esse, dispostos em seqüência, são necessários para completar a linha lateral e a linha de fundo. Conhecendo o comprimento e a largura do espaço de jogo, os alunos perceberão que as respostas são 105 e 68, respectivamente. Assim, eles podem determinar também a área do campo, bastando calcular o total de quadrados de 1 metro que cabem dentro dele (ou simplesmente multiplicar o número de quadrados da linha lateral pelo da linha de fundo).

c. Peça também que eles calculem as áreas da pequena e da grande área, mas desta vez utilizando a fórmula do comprimento vezes largura. Com os resultados, eles podem estimar a densidade (concentração) de jogadores por metro quadrado em determinados momentos do jogo.

2. A tabela dos jogos da copa serve de base para exercícios de organização tabular. Explique que 32 países estão distribuídos em oito chaves nomeadas de A a H. Leve a turma a contar o total de jogos em cada grupo na primeira fase e proponha o levantamento de possibilidades.Qual a chance de a seleção brasileira passar para as oitavas-de-final, mesmo perdendo duas das três partidas da primeira fase? Explique que, pelos critérios da Fifa, só existe uma chance: um dos times da chave teria de ganhar todos os jogos e os outros dois teriam de vencer só um cada um. Nesse caso, teríamos de superá-los no critério do saldo de gols (o número de gols marcados menos o de gols sofridos).


Fonte: Nova Escola

"MEU QUERIDO PAU BRASIL"

No dia 3 de Maio comemoramos o Dia Nacional do Pau-Brasil e neste 3/05/2010 todas as nossas escolas realizaram a cerimônia de plantio da árvore. Todas foram instruídas a trabalhar previamente os conceitos sobre a origem da árvore, seu contexto histórico, a importância econômica, os aspectos ambientais sobre o risco de sua extinção e a importância do reflorestamento urbano, além é claro do nome científico da espécie e outras curiosidades.

"O desejo é uma árvore com folhas; a esperança, uma árvore com flores; o prazer, árvore com frutos."
Guilherme Massien

Nenhum comentário: