domingo, 30 de maio de 2010

CAUSOS DA EJA - 2010

“Vencendo Barreiras – Histórias de Superação”

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos,
mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
CONFÚCIO


2010 está aí e vem trazendo novas histórias, ou seja, novos causos. ...
Para isso precisamos nos organizar, a fim de obtermos o mesmo ou maior sucesso que o ano anterior. Os causos da EJA V e a 2° FEIRA CULTURAL E LITERÁRIA desta modalidade de ensino, necessitam de toda nossa criatividade e garra para que esse evento seja novamente brilhante, graças ao entusiasmo e contribuição por parte de toda a equipe.

Relembramos que os Causos são crônicas - narrativas curtas sobre o nosso cotidiano, onde através da oralidade e da escrita fazemos um laço com o passado, presente e futuro, transcendendo do real para a fantasia.
Os Causos são narrativas significativas, muitas vezes não registradas em documentos, e que são reveladoras das trajetórias de vida de muitas gerações e comunidades. Estas notícias, por vezes, não saem em revistas jornais ou noticiários , mas são elas que constituem as histórias de vida que são passadas de forma oral dentro da cultura familiar e social destas pessoas.

Propomos neste trabalho que estes relatos sejam transcritas em formas de causos.
O principal objetivo desse trabalho é despertar o gosto pela leitura e escrita em nossos alunos levando-os a registrar um pouco da sua história de vida.

I- CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR.
Podem participar todos os alunos da EJA que estiverem regularmente matriculados nesta rede.

1 - Os alunos de alfabetização, I e II fase poderão ter o auxílio do professor para ser o escriba, se necessário for.

2 - Os alunos de III a VII fase farão seus próprios Causos, com o auxílio do professor para revisão.

3 - As inscrições deverão ser feita pelos professores interessados e repassadas ao orientador pedagógico para enviar a SEMED na data marcada. Todos os professores podem estar inteiramente envolvidos com os alunos da V à VII fase e pedir que um professor de língua portuguesa acompanhe a produção em todo processo de revisão aos causos escolhido pela Escola, sem descaracterizar a escrita do aluno.

4 - O tema dos causos deste ano é: “Vencendo Barreiras - Histórias de Superação.”

5 - Uma lauda no mínimo para alunos de I a IV FASE e duas laudas para os alunos de V a VII FASE.

6 - Todos os alunos deverão ser envolvidos, no projeto , mas a escola deverá fazer sua seleção interna e enviar para SEMED apenas um por segmento.

II - Formatação ( atenção )
• Título - (fonte 14 - letra Arial)

• Texto - (fonte 12 - letra Arial)

• Nome do aluno completo e idade

• Fase

• Nome completo da Escola

• Nome do professor completo

• Os causos poderão ser ilustrados pelo próprio aluno escritor do causo ou por algum outro colega de classe. O professor de Educação Artística da escola poderá auxiliar nesta etapa e os desenhos só poderão ser ilustrados com lápis de cor ou giz de cera. O tema do desenho deverá obedecer o tema do causo escolhido.

III Os causos enviados por todas as escolas serão encadernados e cada escola receberá um exemplar.

IV- Todos os alunos que tiverem seus causos selecionados serão homenageados e os quatro melhores da rede serão premiados.

V- A entrega dos Causos em CD e impressos deverá ser feita até o dia 01de julho na reunião com os Orientadores da EJA com as Coordenadoras Josiane Bastos e Sandra Gurgel.

VI- A apresentação deste e de outros trabalhos realizados pelos alunos da EJA no decorrer do primeiro semestre de 2010, será feita na II FEIRA CULTURAL E LITERÁRIA da EJA, no mês de setembro, em lugar a combinar, onde cada escola, deverá organizar um stand com seus trabalhos e organizar uma apresentação previamente combinada em data estabelecida e através de ofício.
Até mais!
Qualquer dúvida nos procure!!!



DATAS IMPORTANTES

INSCRIÇÕES DOS ALUNOS – 31 DE MAIO

ENTREGA DOS CAUSOS – 01 DE JULHO

ENTREGA DA FICHA COM APRESENTAÇÃO – 09 DE JULHO

CULMINÂNCIA – 17 DE SETEMBRO



DICAS DE FILMES


Pequeno Milagre

Um dos filmes que ilustra de maneira bem real (e por muitas vezes, inusitada), o valor de uma verdadeira amizade.
O filme conta a história de um garoto que devido a uma deficiência, não pode se desenvolver… Mantendo-se em uma estatura mínima (e por consequências, com algumas deformidades), e sua busca em saber o porque de Deus tê-lo deixado vivo.
Empregando até alguns elementos religiosos, Pequeno Milagre, inicialmente, é um filme simples… Mas no decorrer de seu desenvolvimento torna-se cada vez mais interessante, e cativante.


Kids

Muitos filmes já abordaram o tema “adolescência contrubada”… Porém, poucos conseguiram ser tão eficazes quanto este.
Kids acompanha as aventuras (e desventuras) de um grupo de adolescentes… Que aprendem a ser adultos rápido demais. O filme tem uma abordagem até um tanto quanto pesada sobre drogas, sexo, e bebidas na adolescência… Mas é justamente aí que está um dos trunfos deste filme (porque não é comum o cinema mostrar adolescentes passando por essas situações da forma como este filme mostra), a veracidade que ele consegue transmitir, junto a um elenco com o qual os telespectadores rapidamente se identificam.
Kids é um filme real, eficiente e polêmico.




Central do Brasil

Central do Brasil em uma palvara seria: Genial (na minha opinião, o melhor filme nacional, até hoje).
O filme tem uma impactante dose de realidade regionalista, e qualquer telespectador se identifica facilmente com o drama que é apresentado.
Infelizmente o cinema nacional ainda não conseguiu repetir este feito…


Anjo de Vidro

Ah, o Natal… Dizem que é a melhor época para perdoar, para reencontrar aqueles que não vemos há um muito tempo (estejam eles vivos… ou mortos), para organizar as idéias e tentar consertar todos os erros que fizemos durante o ano.
Enfim, o Natal é uma época especial.
Anjo de Vidro fala sobre 3 diferentes (e comoventes) histórias, nessa mesma época. O filme não consegue fugir do clichê dos “filmes natalinos”, mas diferentes de muitos, é um filme tocante, com um roteiro bem escrito… E ainda tem Susan Sarandon e Penelópe Cruz em uma de suas melhores atuações.




Menina de Ouro

Garota simples, trabalhadora, que vive em uma comunidade pobre (sem perspectiva alguma de melhorar de vida) decide apostar tudo (indo contra a família), e correr atrás do seu sonho: ser a melhor lutadora de boxe da qual já se teve notícia.
O diretor Clin Eastwood foi muito feliz em escalar Hilary Swank para protagonizar este prejeto (não sei se com outra atriz esse filme seria o mesmo).
Menina de Ouro é um filme audacioso e comovente.


Uma Lição de Amor

O filme mostra a luta de um pai (com certa deficiência mental), tentando manter de qualquer forma, a custódia de sua filha.
Sean Penn está em uma de suas mais supreendentes atuações, e junto com Michelle Pfeiffer e Dakota Faning completam o elenco de um grande filme.
Uma Lição de Amor é um ótimo filme, e realmente ensina uma lição aqueles que costumam subestimar aos demais (sejam lá por quais forem suas condições)… Porém, só tem um pequeno defeito (que no final, não é tão prejudicial ao filme)… É um pouco longo (se tivesse alguns minutos a menos, seria mais eficiente).



Erin Brockovich

Todos aqueles que lutam por alguma causa nobre (por mais simples que ela seja), merece algum reconhecimento… E no caso de Erin Brockovich, seria… Muito reconhecimento.
Em Erin Brockovich, Julia Roberts construiu uma personagem incrívelmente real, sobre uma situação do cotidiano, e conseguiu fazer com que o filme fugisse do clichê que poderia ver a se tornar.
Com certeza, Erin Brockvick é um filme que merece aplausos.


Crash

Histórias atemporais interligas pelo destino, a busca pela felicidade, o aprendizado que para algunas só é obtido pelos próprios erros, a necessidade de reconhecimento… Crash é sobre tudo isso, sobre como a vida pode ser complicada (e descomplicada ao mesmo tempo).
Eficiente, bem executado, e com um grande elenco… Crash te faz pensar (e re-prensar) em todos aqueles erros que você já cometeu (ou os que ainda pode cometer).



Minha Vida

O medo mais difícil de se superar (ou talvez, seja até insuperável), seja o medo da morte.
Michael Keaton e Nicole Kidman atuam juntos em um filme onde a luta pela conformidade com a morte é focada de forma incomum (se comparada aos demais filmes que já trataram do mesmo assunto). Porém, real… Bastante real.
Minha Vida é um filme que definitivamente te faz refletir, e consegue te mostra que a vida pode ser muito mais do que aquilo que você acha que ela é.



Closer

Mike Nichols dirige a história sobre 4 pessoas que tentam aprender com seus erros, a encontrar a si mesmos e a felicidade que buscam. Closer mostra que por muitas vezes, as simples decisões podem ser mais difíceis do que aparentam ser. E que aquelas decisões mais difíceis, podem ser mais complexas ainda.
O filme não poderia ter sido mais real, todo o drama é retratado de uma forma bastante eficaz, e intrigante



Meu Nome é Rádio
Lições de Solidariedade e Amizade

Há filmes que ficam escondidos nas prateleiras das locadoras ou na programação dos canais de televisão em virtude de seus títulos pouco convidativos. Não são poucos aqueles que, entretanto, mereceriam muito mais atenção por parte dos espectadores. Especialmente quando ficamos sabendo que no elenco estão atores muito conhecidos e qualificados. Esse é, por exemplo, o caso desse filme de título pouco usual, “Meu Nome é Radio”, estrelado pelos competentíssimos Cuba Gooding Jr., Ed Harris e Debra Winger.
Outro aspecto importante para muitos admiradores da sétima arte que procuram por filmes que possam nos ajudar a compor um acervo de opções interessantes (além de um elenco qualificado) é procurar filmes que se estruturem em histórias verídicas. É lógico que quando se trata de falar de personagens ou acontecimentos relevantes para a história do mundo fica muito mais fácil encontrá-los. Não é desses filmes que estou falando nesse texto, mas daqueles em que os personagens são pessoas comuns, como eu ou você, que acabam se destacando em virtude de posicionamentos, atitudes ou ações que valorizam suas histórias de vida.
Há vários filmes assim sendo lançados todos os anos, alguns pelo cinema, outros pela televisão, que acabam chegando ao mercado nacional através do vídeo ou do DVD. É o caso, por exemplo, de ótimas histórias como “Patch Addams”, “Música do Coração” ou “A Última Grande Lição” (infelizmente ainda não disponível no mercado brasileiro de vídeo e DVD). Todos esses filmes contam casos de superação, garra, fibra e muita disposição para mudar o mundo para melhor. Em todos eles há grandes atores (Robin Williams, Meryl Streep, Jack Lemmon) dispostos a personificar essas pessoas simples que souberam realizar fantásticas ações a partir de suas vidas.
A diferença entre esses filmes e “Meu Nome é Rádio” reside apenas no fato de que esse último tem um título pouco feliz, o que pode fazer com que alguns de nós não nos animemos a assisti-lo. Se esse for seu caso, volte atrás, pense novamente na possibilidade de levá-lo para casa, apesar do título infeliz.
Ao assistir o filme com certeza vocês verão que não faltam bons motivos para ter enfrentado suas resistências iniciais. Essencialmente posso lhes adiantar que o que mais valoriza a história desse improvável herói do título são as lições de solidariedade e amizade que fornecem os subsídios para a trama. Tudo ocorrendo dentro da esfera de uma escola; acontecimentos mais especificamente relacionados ao esporte e as equipes que defendem as cores de uma high school (escola de ensino médio) da Carolina do Sul.
Além da história sensível e edificante, ainda somos brindados com atuações seguras de Ed Harris e Debra Winger e com a ótima performance de Cuba Gooding. Não se deixe enganar pela embalagem ou pelo título, “Meu Nome é Rádio” é um daqueles filmes inesquecíveis que sempre recomendamos a amigos e parentes. Não percam!


Rádio (Cuba Gooding Jr.) é uma pessoa solitária, que vive empurrando um carrinho de supermercado pelas ruas da pequena cidade em que vive, pegando tudo aquilo que lhe pareça interessante e que tenha sido largado ou jogado fora pelos donos. As pessoas da cidade têm um certo receio quanto a esse estranho indivíduo e, por esse motivo vivem mudando de calçada quando se vêem frente a frente com ele.
Um dos locais preferidos da rota de Rádio é a High School local, especialmente o campo de futebol americano, onde tantas vezes para e observa os treinamentos. Numa dessas ocasiões, uma bola é atirada fora dos limites do campo de treinamento e acaba próxima a Rádio. Ao invés de devolvê-la, ele a coloca em seu carrinho e segue adiante, apesar dos protestos de um dos jogadores, impedido de alcançá-lo em virtude do alambrado que os separa.
Isso dá origem a um incidente que se revela assustador para Rádio. Ao descobrir isso, o técnico e professor de educação física Harold Jones (Ed Harris) resolve a situação e fica sensibilizado quanto ao caso de Rádio. Por esse motivo o convida a ajudar nos treinamentos e colaborar nos jogos da equipe. Pode-se dizer que, a partir desse momento, Jones praticamente tutela ou adota Rádio.
Desse contato surge uma relação de amizade sincera e duradoura. Mais importante ainda, o encontro entre os dois os ajuda a encontrar sentido para suas vidas e dá a Rádio uma real oportunidade de crescer e de superar algumas de suas dificuldades. Mas há pessoas da comunidade que acham que essa proximidade entre o treinador e o jovem deficiente está prejudicando o rendimento do time de futebol na temporada...
Assistam e preparem-se para grandes emoções!


Aos Professores

1- Que tal articular seus alunos para descobrir as lições de solidariedade e amizade de sua comunidade? Há muitas e muitas histórias bonitas a serem contadas e passadas adiante. Estimule-os a conversar com pais, irmãos mais velhos, tios, avós, amigos ou mesmo com os professores para descobrir que o mundo não é feito somente de violência, amargura, dor e sofrimento. Recentemente escutei de alguns alunos que não dava para acreditar que a melhor resposta para tudo é o amor e a bondade, argumentavam justamente que todos os dias escutam notícias que parecem retratar ódio ou raiva, morte ou guerras. Lembrei-me de um filme em que um velho professor dizia a seus alunos que ainda há tempo para mudar as coisas e que, infelizmente, boas notícias não vendem jornais... Que tal mudar um pouco as perspectivas de nossas crianças, adolescentes e jovens?

2- As aulas de educação física são fundamentais para o bom desenvolvimento de nossos estudantes. Mais interessante ainda é fazer com que sejam criadas escolinhas de esporte nas escolas e que surjam equipes representando cada uma delas em diferentes esportes (futebol, basquete, atletismo, tênis de mesa, xadrez, vôlei,...). Isso é uma verdadeira tradição nos Estados Unidos e, de certa forma, explica como aquele país se tornou a maior potência esportiva do mundo. Projetos esportivos também devem fazer parte do cotidiano de nossas escolas e, não devem se restringir como responsabilidade apenas aos professores e treinadores, também os outros educadores podem ajudar em suas áreas e disciplinas. Podem explicar a mecânica dos esportes e do corpo (matemática e física), as alterações provocadas no metabolismo (química e física), a história dos esportes, como a geografia favorece ou prejudica o desenvolvimento de certos esportes em determinados países, qual a melhor alimentação para um atleta,...

3- Rádio é uma pessoa que apresenta dificuldade de aprendizagem. Verificar essas situações no cotidiano escolar é responsabilidade de todos os profissionais de educação. Qualquer anomalia ou queda de rendimento tem que ser encaminhada para orientadores e psicólogos e, quando necessário, sugerido o apoio de outros profissionais. Quanto mais rapidamente for feito o diagnóstico, mais facilmente será o apoio e o eventual tratamento.

4- Incentivem seus alunos a ajudarem os alunos que tem maior dificuldade de socialização a se integrarem ao trabalho e as atividades da escola. Há certos alunos que tem poucos amigos, que mal falam em aula, que se escondem pelos cantos dos corredores ou ainda que nem freqüentam os intervalos por timidez, por medo ou mesmo pela simples falta de uma palavra amiga que o leve a essa socialização. Esse também é um dos papéis primordiais da educação. Ensinar os alunos a entender as diferenças e estimular os intercâmbios e a cordialidade. Lições reais de solidariedade que podem fazer muita diferença no cotidiano...


''Ray'', é a cinebiografia do cantor Ray Charles, conta toda a sua tragetória de vida desde a sua infância conturbada, o auge do sucesso e muito mais. Filme emocionante do começo ao fim.

''Uma Mente Brilhante'', é a história de John Nash, homem considerado esquizofrênico pelos médicos mas que chegou a ganhar um Prêmio Nobel graças à sua genialidade. História real desse matématico, com um enredo surpreendente.

''Homens de Honra'', esse filme é muito inspirador. Você assisti todas as dificuldades que o personagem passa, então você descobri-rá que as suas são pequenas perto das dele. Então qualquer pessoa que assista a esse filme terá um novo ânimo em sua própria caminhada.

''Forrest Gump - O Contador de Histórias'', Forrest passa toda a sua jornada de vida se superando mais e mais, e surpreendendo aos outros.

Nenhum comentário: