sexta-feira, 25 de maio de 2012

Indicação de Leitura: Sete lições sobre Educação de Adultos


Autor: Álvaro Vieira Pinto
Ano: 2003
Editora: São Paulo: Cortez/Autores Associados. 13. ed. 118 p.
A obra é resultado de aulas-conferências proferidas por Álvaro Vieira Pinto em 1966 no Chile. Apesar de escrita há mais de quarenta anos, os temas tratados na obra continuam bastante atuais. Na primeira parte do livro, é apresentada uma entrevista informal cedida a Dermeval Saviani; e na segunda parte, são desenvolvidos sete temas referentes a educação - daí o nome Sete lições sobre educação de adultos.
No livro são abordados aspectos como conceito, forma e conteúdo da educação. O autor descreve ainda a concepção ingênua e a crítica de educação, bem como diferencia a educação infantil da educação de adultos. Deixa claro que a alfabetização de adultos é processo pedagógico qualitativamente distinto do infantil e o que distingue uma modalidade da outra não é o conteúdo, os métodos, as técnicas de instruir, mas sim os motivos, os interesses que o contexto sócio-político-cultural, como um todo, tem quando educa a criança ou o adulto. (PINTO, 2003, p. 70).
Traz ainda considerações sobre a educação de adultos e do problema da alfabetização. Segundo o autor, o analfabeto, em sua essência, “não é aquele que não sabe ler, e sim aquele que, por suas condições concretas de existência, não necessita ler, embora em sua existência, pela experiência e conhecimento, faça a sua própria leitura de mundo, que deve ser considerada e respeitada por todos” (PINTO, 2003, p. 95).
Por último, trata da formação do educador de adultos, enfatizando a necessidade do exercício do diálogo, pois, para o autor, no processo educativo, tanto educador como educando educam-se reciprocamente.
Referência:
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre Educação de Adultos. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 13ª Ed 2003. (118 p.).


Extraído de : http://blog.educacional.com.br/inclusaoeja/page/9/

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Indicação de Filme


Filme: A Cor Púrpura
Direção: Steven Spielberg
País de origem: Estados Unidos
Ano: 1985
Gênero: Drama | Musical
Elenco: Whoopi Goldberg, Dany Glover, Margaret Avery, Oprah Winfrey
Premiações: Indicado a 11 Oscar, Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática para Whoopi Goldberg.
Sinopse: 
O filme retrata a história de Celie, uma mulher negra violentada pelo pai e entregue para outro homem que a usa como escrava. A história é contada por meio das cartas que Celie escreve a Deus e à irmã, missionária na África. O filme mostra de forma emocionante a luta de uma jovem mulher negra semianalfabeta que não desiste de viver, mesmo tendo sofrido grandes traumas. No filme também é retratada a vida dos negros na Antiguidade e o preconceito e a desvalorização de que são vítimas.
No desenrolar da trama, Celie revela um espírito brilhante, mostrando seu valor diante das possibilidades que o mundo lhe oferece. Nas palavras da protagonista, “O que você faz para uma pessoa, você faz a si mesmo” - e essa é a grande lição do filme.
A partir dessa obra, é possível refletir sobre as relações familiares nas quais o poder do pai aparece de forma violenta e cruel. Ao mesmo tempo o filme apresenta uma possibilidade de redenção ao sofrimento vivido pela mulher no casamento. Além das relações de poder, a questão de gênero é bastante presente.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Indicação de Filme: "Sarafina - O som da liberdade"


Filme: Sarafina - O som da liberdade
Título original: Sarafina
Gênero: Drama
Duração: 98 min.
Ano de lançamento: 1993
Direção: Darrell James Roodt
País: EUA
Sinopse
O filme retrata o contexto do apartheid na África do Sul. Uma professora ensina seus jovens alunos negros a lutarem por seus direitos. Para uma aluna em especial, essas lições serão um rito de iniciação na vida adulta na forma de uma brutal tomada de consciência a respeito da realidade que a cerca. A partir das cenas que retratam o povo negro sul-africano, subjugado pelos colonizadores holandeses e ingleses, é possível analisar os discursos que sustentam o preconceito racial até os dias atuais em nossa sociedade e qual o papel da educação no processo de libertação de um povo.




Extraído de: http://blog.educacional.com.br/inclusaoeja/

Indicação de Leitura: Construção Coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos


Título: Construção Coletiva: contribuições à Educação de Jovens e Adultos

Autor: Timothy Ireland, Cláudia Vóvio (Organização)

Ano: 2005

Editora: Mec/Secad, RAAAB


             O livro Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos faz parte da coleção “Educação para todos”, lançada pela Secad/MEC. Nele são reunidos relatos de experiências e práticas educativas em EJA, de diversos educadores e especialistas da área. Os textos são agrupados em blocos temáticos que tratam desde as trajetórias das políticas públicas para a EJA, reconhecendo alguns conceitos e abordando o mundo do trabalho, os movimentos em prol da diversidade, a formação de educadores, o currículo e o ambiente escolar. Trata ainda da oralidade e da escrita, bem como da educação matemática. Com certeza, essa publicação constitui-se num importante referencial nos processos de formação de educadores de EJA.


Referência:

IRELAND, Timothy; VÓVIO, Cláudia (Orgs.). Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: Unesco, MEC/Secad, RAAAB, 2005. 



Disponível aqui . Acesso em: 05/2012.






Extraído de: http://blog.educacional.com.br/inclusaoeja/