quarta-feira, 23 de maio de 2012

Indicação de Filme


Filme: A Cor Púrpura
Direção: Steven Spielberg
País de origem: Estados Unidos
Ano: 1985
Gênero: Drama | Musical
Elenco: Whoopi Goldberg, Dany Glover, Margaret Avery, Oprah Winfrey
Premiações: Indicado a 11 Oscar, Globo de Ouro de Melhor Atriz Dramática para Whoopi Goldberg.
Sinopse: 
O filme retrata a história de Celie, uma mulher negra violentada pelo pai e entregue para outro homem que a usa como escrava. A história é contada por meio das cartas que Celie escreve a Deus e à irmã, missionária na África. O filme mostra de forma emocionante a luta de uma jovem mulher negra semianalfabeta que não desiste de viver, mesmo tendo sofrido grandes traumas. No filme também é retratada a vida dos negros na Antiguidade e o preconceito e a desvalorização de que são vítimas.
No desenrolar da trama, Celie revela um espírito brilhante, mostrando seu valor diante das possibilidades que o mundo lhe oferece. Nas palavras da protagonista, “O que você faz para uma pessoa, você faz a si mesmo” - e essa é a grande lição do filme.
A partir dessa obra, é possível refletir sobre as relações familiares nas quais o poder do pai aparece de forma violenta e cruel. Ao mesmo tempo o filme apresenta uma possibilidade de redenção ao sofrimento vivido pela mulher no casamento. Além das relações de poder, a questão de gênero é bastante presente.


Nenhum comentário: