
Autor: Álvaro Vieira Pinto
Ano: 2003
Editora: São Paulo: Cortez/Autores Associados. 13. ed. 118 p.
A obra é resultado de aulas-conferências proferidas por Álvaro Vieira Pinto em 1966 no Chile. Apesar de escrita há mais de quarenta anos, os temas tratados na obra continuam bastante atuais. Na primeira parte do livro, é apresentada uma entrevista informal cedida a Dermeval Saviani; e na segunda parte, são desenvolvidos sete temas referentes a educação - daí o nome Sete lições sobre educação de adultos.
No livro são abordados aspectos como conceito, forma e conteúdo da educação. O autor descreve ainda a concepção ingênua e a crítica de educação, bem como diferencia a educação infantil da educação de adultos. Deixa claro que a alfabetização de adultos é processo pedagógico qualitativamente distinto do infantil e o que distingue uma modalidade da outra não é o conteúdo, os métodos, as técnicas de instruir, mas sim os motivos, os interesses que o contexto sócio-político-cultural, como um todo, tem quando educa a criança ou o adulto. (PINTO, 2003, p. 70).
Traz ainda considerações sobre a educação de adultos e do problema da alfabetização. Segundo o autor, o analfabeto, em sua essência, “não é aquele que não sabe ler, e sim aquele que, por suas condições concretas de existência, não necessita ler, embora em sua existência, pela experiência e conhecimento, faça a sua própria leitura de mundo, que deve ser considerada e respeitada por todos” (PINTO, 2003, p. 95).
Por último, trata da formação do educador de adultos, enfatizando a necessidade do exercício do diálogo, pois, para o autor, no processo educativo, tanto educador como educando educam-se reciprocamente.
Referência:
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre Educação de Adultos. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 13ª Ed 2003. (118 p.).