Caros colegas,
disponibilizamos um modelo de plano de aula, esperamos que seja útil.
PLANO DE AULA
MATEMÁTICA SALARIAL
Objetivos
- Refletir sobre as operações de adição e subtração e saber como relacioná-las.
- Ler e preencher tabelas.
- Esclarecer dúvidas sobre descontos e acréscimos ao salário.
Conteúdos
- Números e operações.
- Campo aditivo.
Anos
4º, 5º e 6º
Tempo estimado
Duas aulas.
Material necessário
Cópias do modelo de contracheque.
Desenvolvimento
PREPARAÇÃO Redija
um modelo de contracheque que seja próximo da realidade de seus alunos.
O ideal é que ele contenha tanto acréscimos quanto deduções do salário
bruto (veja uma sugestão abaixo). Deixe em branco o nome do empregado, o
da empresa e o resumo dos rendimentos.
1ª etapa
Inicie
a atividade debatendo a função do contracheque. Explique que se trata
de um documento em que a empresa especifica o ordenado bruto do
funcionário, as deduções (de Imposto de Renda, INSS) e os acréscimos
(salário-família, horas extras, gratificações). Passeie pela
nomenclatura: o que significa cada linha? A que mês o recibo se refere?
Pergunte aos alunos que trabalham como é o contracheque deles - tomando o
cuidado de não criar constrangimento, uma vez que muitos trabalham na
informalidade. Aparecem outros itens além dos apresentados?
Flexibilização para deficiência visual (baixa visão, uso de óculos e lupa)
Apresente ao aluno o documento em tamanho ampliado e/ou projete-o em data show.
2ª etapa
Divida
a turma em grupos de quatro alunos e peça que calculem o total de
vencimentos. Observe as estratégias utilizadas para resolver o problema e
selecione quais delas quer colocar em discussão. Pergunte quais são as
vantagens e as desvantagens dos métodos utilizados. Repita o
procedimento para obter a soma dos descontos e o valor líquido a
receber.
3ª etapa
Proponha
à classe o seguinte enunciado: "O trabalhador que recebeu este salário
precisa pagar as seguintes despesas: alimentação: 160 reais; água: 29
reais; luz: 50 reais; aluguel: 170 reais; prestação de um rádio: 40
reais. Qual é o total de despesas a pagar? Quanto sobra do salário?"
Dessa vez, deixe cada um trabalhar individualmente. Discuta novamente as
estratégias de resolução.
Flexibilização para deficiência visual (baixa visão, uso de óculos e lupa)
Organize um trio que vá favorecer sua maior participação. Observe o
trabalho do grupo e faça intervenções conforme perceber que ele
necessita de mais conhecimento para interagir com a discussão.
Avaliação
Examine
os cadernos, verificando as estratégias utilizadas e a forma de
registro do cálculo de cada aluno. Para os que não escreveram nada, peça
que explicitem verbalmente o caminho feito "de cabeça" e vá anotando
conforme falam.
Modelo
EMPRESA: __________________________________
RECIBO DE PAGAMENTO DE SALÁRIO - REF: AGOSTO/2012
FUNCIONÁRIO: _____________________________
CARGO: ____________________________________
DESCRIÇÃO
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VENCIMENTOS
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DESCONTOS
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SALÁRIO
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458,00
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---
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ALIMENTAÇÃO
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130,00
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TRANSPORTE
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27,00
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INSS
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50,00
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TOTAL DE VENCIMENTOS
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TOTAL DE DESCONTOS
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LÍQUIDO A RECEBER
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