quarta-feira, 27 de junho de 2012

Encontro de Op's

Caros colegas,

no segundo encontro de OP's foi utilizado um material que disponibilizamos para quem quiser baixar. É fácil... basta clicar no título e fazer o download.
Bom trabalho!

Planejando uma aula
texto para consolidação dos conhecimentos
Avaliação Encontro de Formação


Culminância do projeto Feira de Matemática & Saúde e Qualidade de vida - E. M. Maria da Conceição Cardoso


Veja um pouquinho de como foi o projeto desenvolvido pela E. M. Maria da Conceição Cardoso! Parabéns a todos os envolvidos!
Equipe da EJA






terça-feira, 19 de junho de 2012

Sugestão de atividade - Ética & Cidadania


Fome e desigualdade social no mundo e no Brasil

Objetivos:

1. Despertar nos alunos o senso de solidariedade
2. Promover discussões que valorizem o voluntariado
3. Buscar alternativas para minimizar o problema da fome em comunidades carentes

Descrição:

Campanha de arrecadação de alimentos a serem distribuídos em comunidades carentes

Site Base:

Portal EduKb

Atividade - Diga não à fome!

Atividades:

1. Pesquisa em livros e Internet sobre a fome no mundo e seus desdobramentos;
2. Pesquisa em livros e Internet sobre a fome no Brasil e seus desdobramentos;
3. Levantamento de comunidades carentes nas proximidades da escola;
4. Planejamento de ações que possam minimizar os problemas levantados anteriormente;
5. Distribuição dos alimentos arrecadados com culminância na escola;
6. Redação e envio de carta aos governos locais mostrando resultados do projeto e pedindo atenção ao problema;

Dica para o Professor

1. A fome é um problema social gravíssimo, que cresce a cada dia em determinadas partes do mundo e de nosso país. Sem esquecer da enorme responsabilidade que o governo tem no que diz respeito ao assunto, o projeto pode vir a contribuir de forma imediata atuando em comunidades carentes que estejam nas proximidades, ou seja, que façam de alguma forma parte do contexto em que os alunos vivem. Apesar de algumas disciplinas estarem mais diretamente envolvidas nas atividades, é preciso que a mobilização envolva a escola como um todo, para que solidariedade e voluntariado não fiquem apenas no papel. E mãos à obra!

Sites de Apoio

Fome Zero
Josué de Castro
Ação Fome Zero
Cidadania na Internet

Autor do Projeto
Renata Portella de Moura
 * Publicado originalmente em: http://ailce.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html

Culminância do Projeto Valores - E. M. Companheiros de Maryland


A equipe de Jovens e Adultos da Semed gostaria de parabenizar a todo o grupo de profissionais da E. M. Companheiros de Maryland pelo trabalho apresentado na última quinta feira.
É muito bom quando fazemos a diferença e com certeza, vocês fizeram e muita, agora é só colher os frutos.
Parabéns!!!!!!

Equipe da EJA













terça-feira, 12 de junho de 2012

Eco Glossário



Muito além de cor, palavras precisam de sentido ambiental para serem eco(s). A gente lê tantas notícias e, muitas vezes, caímos em dúvidas ou passamos pelo sentido superficial das expressões. Então, vamos aprender ou rememorar algumas das usadas em notícias e textos voltados ao meio ambiente. 

Abaixo, algumas delas: 

Água: A água é uma substância muito importante para todos os seres vivos. Sem ela, a vida como conhecemos não existiria. A água está no nosso corpo, no sangue, na saliva, na pele, nos músculos, em tudo.

Alga: Compreende diversos grupos de seres vivos que vivem na água e realizam fotossíntese. São os principais responsáveis pela produção de oxigênio que respiramos, são o “pulmão do mundo”.

Amazônia: É a maior floresta tropical do planeta. Ocupa metade do território brasileiro e outros países: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Aquecimento Global: O desmatamento das florestas, a fumaça das chaminés e a queima de combustível nos veículos aumentaram a concentração dos gases do efeito estufa. Isso levou ao aumento da temperatura média do planeta.

Bacia Hidrográfica: é um conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes. Sua formação é possível por causa das diferenças dos terrenos que fazem com que os cursos da água sempre corram das áreas mais altas para as mais baixas, se unindo em um rio principal.

Biodegradável: Característica de substâncias naturais que quando entram em contato com o solo são decompostas por microorganismos, integrando-se a esse solo, sem causar impacto nocivo ao meio ambiente.

Biodiversidade: Diversidade de vida no planeta. É a riqueza de seres vivos, espécies, funções que desempenham no ambiente, formas, paisagens e ecossistemas existentes em um local.

Bioindicadores: São espécies que quando ausentes ou presentes em grande quantidade em um local indicam a qualidade do ambiente. Por exemplo, a presença de liquens indica boa qualidade do ar.

Bioma: Região com o mesmo tipo de clima e vegetação.

Brejo: O brejo é um lugar alagado, coberto por arbustos e gramíneas rasteiras. Ele possui muita matéria orgânica que serve de alimento para aves e peixes.

Caatinga: Bioma que ocupa parte da região nordeste do Brasil, apresentando animais e plantas adaptados a um clima quente e seco.

Cabeceiras: Lugar onde nasce um curso de água. Parte superior de um rio, próximo à sua nascente.

Cadeia Alimentar: É uma seqüência de seres vivos, em que uns servem de alimento para outros sucessivamente. Expressa a transferência de nutrientes e energia de um para o outro. Inicia-se com os produtores, passando pelos herbívoros, predadores e decompositores, nesta ordem. A energia diminui ao longo da cadeia alimentar. ex.: grama >>> gafanhoto >>>sapo >>>cobra >>> bactéria.

Cerrado: Bioma que ocorre no centro-oeste do Brasil. Apresenta árvores com galhos retorcidos, raízes profundas para captação de água subterrânea e, em geral, com casca grossa para proteger-se das queimadas que podem ser naturais na época de seca. Possui, também, grande biodiversidade.

Ciclo da Água: O sol aquece e evapora a água que está nos rios, mares, oceanos e solo para o ar. Quando o vapor de água encontra o ar mais frio, ele se condensa e forma as nuvens. A água que está nas nuvens cai em forma de chuva de volta para a Terra. Uma parte dela vai para os mares e oceanos, outra escoa para os rios e parte ainda se infiltra no solo, até encontrar uma rocha impermeável, formando os lençóis freáticos. Esse movimento da água é cíclico, pois ela torna a evaporar quando aquecida e tudo recomeça. Por isso que a quantidade de água do planeta nunca muda. Ela é a mesma há 500 milhões de anos.

Desenvolvimento sustentável: Modelo de desenvolvimento que respeita o meio ambiente. O desenvolvimento sustentável busca satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem as suas necessidades.

Desertificação: Transformação de terras férteis em desertos pelo uso intensivo do solo.

Ecossistema: É formado pelas comunidades de organismos vivos e o ambiente físico (sol, relevo, vento) e químico (água, componentes do solo) em que vivem.

Efeito Estufa: Os raios solares atingem a superfície da Terra, mas o calor é refletido para o espaço. A Terra é protegida por uma camada de gases que impede que parte do calor dos raios solares se dissipe, mantendo a Terra aquecida. É como ocorre, por exemplo, em um carro exposto ao sol e com as janelas fechadas. Os raios solares atravessam o vidro do carro provocando o aquecimento de seu interior, que acaba "guardado" dentro do veículo, porque os vidros retêm o calor. O efeito estufa é necessário para a vida na Terra. No entanto, o aumento do efeito estufa, causado pela emissão de combustíveis fósseis, leva ao aquecimento global.

Endêmico: Nativo de uma determinada área geográfica ou ecossistema e restrito a ela.

Erosão: Processo pelo qual a camada superficial do solo ou partes do solo é retirada pelo impacto de gotas de chuva, ventos e ondas e são transportadas e depositadas em outro lugar.

Equilíbrio Ecológico: Equilíbrio da natureza. A destruição do equilíbrio ecológico pode causar a extinção de espécies.

Exótico: Organismo existente em outro ambiente que não o de origem. Qualquer elemento, planta ou animal, introduzido artificialmente no ecossistema.

Extinção: Desaparecimento de determinada espécie, devido a processos naturais ou provocados pelo homem, como a caça e a pesca desmedidas, o manejo incorreto do solo e o desmatamento.

Fauna: Conjunto de animais que habitam determinada região.

Flora: Conjunto de vegetais que habitam determinada região.

Floresta e clima: As árvores ajudam a regular o clima. A vegetação das florestas absorve a água do solo e do ar, liberando-a depois sob a forma de vapor através de suas folhas. Ao atingir a atmosfera, o vapor concentra-se, condensa-se e forma as nuvens, que diminuem os efeitos dos raios do sol e produzem as chuvas, auxiliando na estabilidade do clima.

Fotossíntese: As algas, as plantas e algumas bactérias fabricam o seu próprio alimento. Quando expostas a luz do sol, absorvem gás carbônico e o transforma, juntamente com a água, em alimento, liberando oxigênio para a atmosfera.

Fragmento florestal: Área de mata restante de um ecossistema natural que foi devastado, isolada por estradas, cidades, pontes ou outras construções.

Gás Carbônico: Os carros poluem o ar, pois liberam gás carbônico. O gás carbônico faz mal para a saúde dos seres vivos, causando muitas doenças. Em grandes quantidades, o gás carbônico aumenta a temperatura da Terra, causando o aquecimento global. As plantas, por meio da fotossíntese, absorvem esse gás carbônico da atmosfera. Com menos gás carbônico melhora a qualidade do ar e regula a temperatura na Terra.

Habitat: O lugar onde um organismo vive, e onde ele obtém alimento, abrigo e se reproduz.

Lençol freático: Parte da água da chuva infiltra na solo até encontrar uma rocha impermeável, sendo então armazenada, formando o lençol freático.

Mata Atlântica: Floresta tropical úmida, com alta biodiversidade, que cobria grande parte do Brasil e que hoje está reduzida pelo desmatamento e pela ocupação urbana.

Matas ciliares: Seu nome se refere a cílios, porque ela é como os cílios são para os nossos olhos. Eles protegem nossos olhos de sujeiras. Assim é a mata ciliar. Ela não deixa que sujeiras, lixo e terra cheguem à água, contribuindo para manter a qualidade e quantidade de água nos rios. Também possuem grande diversidade de espécies de animais e plantas e serve de alimento e abrigo para peixes e outro animais.

Meio Ambiente: Tudo o que cerca o ser vivo: solo, clima, água, ar, nutrientes e os outros organismos. O homem faz parte do meio ambiente.

Não-biodegradável: Substância que não se decompõe por processos naturais, permanecendo em sua forma original por muito tempo no meio ambiente. Por exemplo, alguns plásticos e pesticidas.

Nascente: Fonte de água que aparece em terreno rochoso. Ela vem dos lençóis freáticos, é a água subterrânea que aflora do solo.

Nativo: Denominação utilizada para indicar espécies vegetais ou animais de ocorrência natural em dada região. Ex.: mata nativa, animais nativos.

Pampa: Bioma localizado na Região Sul do Brasil, composto basicamente por gramíneas.

Pantanal: Ocorre nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. É uma extensa planície, nas proximidades dos rios da bacia do Rio Paraguai. As enchentes destes rios cobrem grandes regiões no período da primavera ao verão.

Poluição: Introdução de substâncias nocivas no ambiente, que podem prejudicar a fauna, a flora e o homem.

Preservação ambiental: Proteção de um ambiente natural, livre de interferências nocivas a ele.

Qualidade de Vida: Bem-estar. Habitação, saúde, educação, cultura, lazer, alimentação em harmonia com o meio ambiente.

Reciclagem: Processo que reutiliza resíduos para gerar um novo produto.

Reflorestamento: Plantio de árvores em áreas desmatadas.

Restinga: Terreno arenoso que ocorre na costa litorânea, onde se localiza uma vegetação típica.

Reutilização: Aproveitamento de um resíduo, antes do seu descarte.

Represa: É formada por meio de uma barreira construída pelo homem em rios para que sejam retidas as suas águas. A represa é como uma grande caixa d’água e serve para abastecer nossas casas, as indústrias, o comércio, a agricultura. Serve para equilibrar o clima e para a diversão. Seres consumidores: Seres vivos que se alimentam de outros organismos.

Seres decompositores: Organismos que decompõem matéria orgânica morta, como os fungos e bactérias.

Seres produtores: Seres que, como as plantas, possuem a capacidade de fabricar o próprio alimento usando a energia solar por meio da fotossíntese.

Serrapilheira: Restos de folhas, galhos, caules e matéria orgânica morta que cobre o chão das matas.

Tratamento de água: É o conjunto de ações realizadas para tornar a água boa para o consumo humano.

Unidades de conservação: Áreas criadas pelo governo com o objetivo de proteger as matas e os animais e melhorar a qualidade de vida da população.

Urbanização: Concentração de população em cidades. Crescimento da área urbana em uma região.

Viveiro: Local construído para cultivar plantas ou procriar animais.



Rio + 20, você sabe o que é?


Está chegado o evento que vai parar a cidade do Rio de Janeiro: É a Conferência Rio+20. Você está informado sobre o assunto?
Disponibilizamos um material para que você possa saber mais sobre o tema, discuti-lo e trabalhá-lo com seus alunos.

RIO+20, O QUE É?

Depois da Eco-92, encontro mundial que reuniu líderes para debater ações rumo à adoção do desenvolvimento sustentável, o Rio de Janeiro volta a receber um grande evento sobre preservação do meio ambiente. A conferência Rio+20 será importante para avaliar o que foi feito 20 anos e traçar novas metas, depois da conferência internacional ocorrida na capital fluminense, quando uma menina de 12 anos conseguiu calar o mundo no ano de 1992 com um emocionante discurso. 
                   
O que é?

A Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável que acontecerá no Brasil, em junho de 2012, recebeu o nome de “Rio+20”, porque acontece 20 anos após o marco da Cúpula da Terra - outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes e também foi promovida pela ONU, na capital fluminense, em 1992 – conhecida como “Eco 92”. Além disso, 2012 marca o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), ocorrida em Johanesburgo em 2002.

Por que no Brasil?

A ideia do encontro mundial ser realizado no Brasil foi do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que discursou em 2007 na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas(ONU). Ele defendeu ações urgentes para o combate às mudanças climáticas e propôs a realização, em 2012, de uma nova conferência das Nações Unidas com foco em meio ambiente e desenvolvimento, a Rio+20. O objetivo é avaliar o caminho percorrido e estabelecer novas linhas de atuação.

Quem, quando e onde?

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD) irá ocorrer no Brasil de 20 a 22 de junho de 2012. Mas antes do evento acontecem reuniões preparatórias dos Estados-membros das Nações Unidas para discutir o objetivo e os temas propostos. A Conferência contará com a participação de Chefes de Estado e de Governo, bem como de outros representantes, e deverá resultar em documentos consensuais.

Quais são os temas da Conferência?

Os dois temas em foco na Conferência serão:
1)    economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
2) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Quais são os objetivos?


O objetivo do Rio+20 é reunir representantes de nações de todas as partes do mundo que tenham um interesse comum em relação ao futuro do planeta. Assim, por meio da conferência, a expectativa é que seja possível realizar a produção de um documento político focado e restabelecer elos e o comprometimento em medidas que estejam ligadas ao desenvolvimento sustentável. A proposta é também avaliar o progresso feito nos últimos 20 anos e abordar os novos desafios emergentes para as próximas décadas.
No entanto, a conferência também tem caráter democrático, pois busca envolver não só líderes mundiais, mas também pessoas civis para participar das discussões.

Encontro de Formação 05/06/12


"Queridas companheiras de sonho e de luta,

no dia cinco de junho de 2012, fizemos nosso primeiro encontro de formação continuada de professores em serviço, para professores de I a V fase da Educação de Jovens e Adultos. Este encontrou aconteceu por entendermos que é no processo de formação , na troca de saberes  entre os professores e equipe da EJA pudessemos refletir, planejar e rediscutir ações educativas que possam  possibilitar  aos nossos  alunos a compreensão e transformação positiva e crítica da sociedade em que vivem.

É neste sentido que a Secretaria Municipal de Educação representada pela Equipe da EJA, preparou o encontro de formação voltado para uma reflexão a respeito das práticas pedagógicas em sala de aula. 

Queremos agradecer aos seguintes professores, que muito contribuíram para o excelente andamento de nosso encontro. 

E. M. Consuelo Estruc Silva
Liana
Julio Cesar
Elaine Maria

E. M. Maria da Conceição
Marli
Elizabete

E. M. Vereador Orlando Hungria
Ruth Machado Cardoso Tavares
Sandra C. Sant'Ana
Michelle O da Fonseca   




Aproveitamos por registrar que estranhamos e lamentamos o não comparecimento de algumas professoras de I a V fase em nosso encontro de formação. 
Lembrando que a formação é uma conquista de todos nós, tendo o foco voltado para o aprimoramento das práticas voltadas para o aluno da EJA.

Um Abraço a todas
Sandra Gurgel"

Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos 
Superintendência de Programas Educacionais
Secretaria Municipal de Educação

Projeto: "Cantarolando a História do Brasil"

                 O Professor Davi Coura Borges, formado em História e Mestre em Educação pela PUC-SP, desenvolve produtos didáticos e lúdicos ligados ao ensino dessa disciplina. Atualmente, lançou no mês de maio o cd “Cantarolando a História do Brasil”, no qual conta e canta a História do Brasil. Em 2004, com o apoio da Prefeitura e da Sociedade dos Amigos da Cultura de Lorena, lançou o cd “Lorena em Cantos”. Para saber mais leia aqui:



terça-feira, 5 de junho de 2012

Material utilizado no 2º EPE

Disponibilizamos o material distribuído e trabalhado no segundo EPE realizado no dia 29/05/12.

Para baixá-los clique aqui.

Na pasta você encontrará os projetos Saúde & Qualidade de Vida, Feira de Matemática & Cinema em Debate que se realizarão nesse semestre, os Conteúdos Essenciais para o próximo semestre, além das apresentações de power point utilizadas na reunião.
Há também o Projeto Língua Portuguesa & Música que será trabalhado no próximo semestre sob a orientação da professora Josiane.
Colocamo-nos à disposição para qualquer dúvida.

Equipe da EJA


Datas das culminâncias dos Projetos Feira de Matemática e Saúde e Qualidade de Vida



Caros colegas,

disponibilizamos as datas das culminâncias dos Projetos Saúde & Qualidade de Vida e Feira de Matemática que se realizaram de 14 a 27 de junho.
















E. M.  Companheiros de Maryland  - 14/06

E. M. Consuelo Estruc Silva 15/06

E. M. Maria da Conceição Cardoso - 20/06

E. M. . Ver. Orlando Hungria - 25/06

C. M.  Dr. Nilo Peçanha - 26/06

C. M.  José D’Alessandro 27/06